Clube Ceticismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de Clube Ceticismo em seu site de social bookmarking

Últimos assuntos
» Área de testes
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptyQui 28 Set 2023, 16:00 por Danilo Sampaio

» Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptyDom 29 Jan 2023, 14:56 por Gabarito

» Governo Bolsonaro
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptySáb 18 Jul 2020, 14:15 por Niemand

» Problemas de login no novíssimo fórum de NadaSei
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptyQui 16 Jul 2020, 13:58 por Gabarito

» XADREZ --Novidades e acontecimentos da nobre arte -- XADREZ
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptySeg 27 Abr 2020, 14:41 por HFC

» O Panteísmo é uma forma de ateísmo?
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptySeg 27 Abr 2020, 14:32 por HFC

» Exclusão do tópico "Comprar passaportes..."
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptySeg 16 Mar 2020, 21:40 por Gabarito

» Recomendação de Leituras
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptyDom 08 Mar 2020, 21:07 por Gigaview

» Imagens da Política e da Sociedade
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético EmptyDom 08 Mar 2020, 20:55 por Gigaview

Votação

Qual logomarca você prefere para o nosso fórum?

Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_lcap41%Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_rcap 41% [ 9 ]
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_lcap0%Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_rcap 0% [ 0 ]
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_lcap5%Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_rcap 5% [ 1 ]
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_lcap0%Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_rcap 0% [ 0 ]
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_lcap5%Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_rcap 5% [ 1 ]
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_lcap50%Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Vote_rcap 50% [ 11 ]

Total de votos : 22

Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético

+10
Johnny Cash
Fernando Silva
JJ
Zero
Cinzu
Arcanjo Lúcifer
Pedro Reis
NadaSei
Gigaview
Gabarito
14 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Empty Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético

Mensagem por Gabarito Ter 21 Jan 2020, 10:27

Vamos manter esse tópico para atualizar as informações sobre o andamento dos trabalhos de encontrar uma alternativa referente ao encerramento das atividades do Fórum do Clube Cético.
Gabarito
Gabarito
Admin

https://clubeceticismo.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Empty Re: Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético

Mensagem por Gabarito Qua 22 Jan 2020, 11:54

Eu, Gabarito, e Pedro Reis tomamos para nós a tarefa de salvar o que fosse possível do enorme e valioso acervo de debates do Fórum do Clube Cético que está prestes a ter encerradas as suas atividades.
Pedro Reis desenvolveu uma ferramenta para facilitar o salvamento de todas as páginas de todos os tópicos.
Eu analisei o conteúdo do que era salvo e fui fazendo a consolidação dos links e arquivos necessários às imagens estáticas das páginas.
Tenho trabalhado para dar uma apresentação à massa de dados que salvamos.

Ontem, tivemos a notícia através de Geotecton que o Conselho Mantenedor do fCC está revendo algumas de suas decisões.
Pode ser que o fCC tenha alguma sobrevida para que tenhamos tempo e oportunidade de dar um melhor encaminhamento dos trabalhos necessários a uma mudança tão repentina e complexa.

Estamos procurando um servidor que possa hospedar tudo num só lugar.
Pelo que andei vendo, pode ser que aqui não dê para trazer tudo que salvamos.
Pelo menos, teremos um local externo ao fCC para nos comunicar caso as portas por lá sejam mesmo fechadas em breve.

Deem dicas e sugestões.
Inscrevam-se aqui.
Divulguem.
Gabarito
Gabarito
Admin

Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Empty Re: Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético

Mensagem por Gabarito Qua 22 Jan 2020, 12:20

Ainda não vimos como salvar o banco de dados.
As estatísticas do fórum e também de cada usuário, a ferramenta de busca, a visualização de todas as mensagens de cada usuário e outros recursos que poderiam se obter, isso não está sendo salvo.
Infelizmente.
Se o Conselho ou Webmaster pudesse nos dar acesso a isso, seria o ideal.

Portanto, lanço o pedido a Geotecton, que tem acesso ao membros do Conselho, que cogite dessa possibilidade.
E nos mantenha informado das decisões que foram e estão sendo tomadas.
Afinal, para a data final que foi dada inicialmente, temos pouco mais de uma semana apenas.
Exceto se a hipótese de haver uma sobrevida do fCC se concretizar.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Qua 22 Jan 2020, 22:06

Convido a todos os interessados na continuidade dos debates do fCC a se pronunciarem sobre possíveis implicações legais decorrentes de debates havidos ao longo de todos os anos de vida do fórum.

Segundo o conselheiro Pregador, há riscos de processos judiciais.
Pessoalmente, eu acho que esses riscos, se não inexistentes, seriam baixíssimos.
Mesmo assim é algo a se considerar.

Pronunciem-se.

Se houver passividade de todos, a coisa vai fechar de vez mesmo.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Qua 22 Jan 2020, 22:12

O que ele levantou lá no CC:

Pregador escreveu:Gabarito, você disse que fez uma cópia é que vai manter o conteúdo online no futuro. Você vai assumir a responsabilidade legal por tudo? Já respondemos ação judicial no passado. Quando fecharmos e saímos do ar, acaba nossa responsabilidade legal. É por sua conta e risco fazer essa cópia e publicar o conteúdo.

Não podemos impedir ninguém de copiar coisas daqui.

O que eu respondi lá no tópico de encerramento:

Gabarito escreveu:Não cogitamos os aspectos legais ainda.
Se houver algum risco de complicação por debates havidos há vários anos, acho que ninguém (ou pouca gente) vai querer segurar o peso.
Se tiver algum voluntário para assumir essas possíveis implicações legais, ele se apresentará e o barco seguirá.
É um debate ainda a ocorrer.

Gabarito escreveu:Se houver um pedido formal do Conselho ou Moderador ou Webmaster para que não seja disponibilizado o valioso acervo, creio que acataremos incontinente tal pedido. Não podia ser feito de outro modo.
É um assunto ainda a ser conversado entre os atuais interessados na continuidade dos debates.

Gabarito escreveu:É isso, pessoal, levantem hipóteses e possibilidades sobre o que estamos conversando. O tempo é curto. Se houver passividade da maioria, a coisa vai fechar de vez mesmo. Estou fazendo o que é possível.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Qui 23 Jan 2020, 13:45

Continuação do tópico lá no CC:

Pregador escreveu:Quando respondemos uma ação judicial houve um pedido de identificação de um usuário, como o IP e demais dados, já que o autor achou as postagens ofensivas contra ele. Isso ocorreu depois de um longo tempo que estas mensagens foram postadas. Houve pedido para elas serem apagadas também. Se você publicar uma cópia do conteúdo vai ter como fornecer esses dados? Que eu saiba não, mas sou leigo na parte de informática.

De uma coisa eu sei, uma vez que fecharmos, nossa responsabilidade legal acaba, vamos tirar o conteúdo do ar e preservar a intimidade de todos os foristas. Se fizerem uma cópia e publicarem, o que não podemos impedir, toda responsabilidade é do novo dono ou donos do site, do proprietário do domínio. Não tem como ser diferente.

Gigaview escreveu:Essa responsabilidade legal não acaba automaticamente tirando o conteúdo do ar. Qualquer pessoa ou organização tem um prazo de 5 anos a partir do encerramento oficial para entrar na justiça com um processo e quem responde são os responsáveis do CC até o encerramento oficial, que é muito mais do que só apagar o servidor.

Se alguém processar o novo fórum (usando uma cópia do CC) baseado em algum conteúdo anterior ao encerramento do CC, quem responde é o CC, fonte do conteúdo original, por um prazo de 5 anos. E não poderia ser de outra forma, visto que podem existir outras cópias do mesmo conteúdo litigioso publicadas na internet.

É preciso lembrar também que com o encerramento oficial o CC perde os direitos autorais sob o conteúdo e que os foristas que aparecerem na cópia no novo fórum não podem provar que eles são os autores dos posts, ficam todos reduzidos a avatares, mesmo que identificados com seus nomes próprios.

Se o CC passa a bola a responsabilidade vai junto e essa é a melhor opção para quem quer se livrar do encosto.

Então, muita calma nessa hora e guardem muito bem esse conteúdo.

Pregador escreveu:De onde você tirou esse prazo de 5 anos? via de regra o prazo para a responsabilização civil é 3 anos, mas a questão do dano moral, que é o que mais pega aqui pode não ter nem prazo, alguns defendem ser imprescritível. Se tirarmos o conteúdo do ar, nossa responsabilidade acaba sim, pois como ele poderia gerar dano? agora, se alguém copiar o fórum e publicar seu conteúdo sem autorização, é muito discutível nossa responsabilidade, já que quem o fizer fará sem nossa autorização ou anuência.

Agora se nós autorizarmos ou cedermos tudo, pode sim implicar em nossa responsabilidade por certo período de tempo. É diferente de ceder o direito em um contrato patrimonial, pois aqui envolve direito de personalidade. Não é algo que se pode deixar as pessoas usarem e manipularem livremente. A coisa pesa mesmo para o administrador do site, principalmente.

Gabarito escreveu:Independentemente de quem seja a responsabilidade legal por futuros (e improváveis) processos judiciais de debates havidos lá no passado (não me lembro de tretas recentes), os membros do Conselho e atuais responsáveis pelo fCC podem ficar tranquilos.
De minha parte, eu terei o máximo cuidado para que não fique nenhuma ponta solta para ninguém.
Farei de tudo para que esse fim não represente um problema adicional para quem quer que seja.
Essa não é a ideia quando pensamos na cópia.
Pensamos apenas em preservar algo que julgamos valioso e importante.
Só.
Essas questões "mundanas", direito autoral, calúnia, difamação, enfim, arengas, era a última coisa que me veio à mente.

Portanto, Pregador, se houver a mínima possibilidade de haver dor-de-cabeça para mim ou para vocês, fique certo, e assegure também aos outros responsáveis, que a hipótese de haver mesmo uma morte morrida e enterrada do que outrora foi um brilhante e festivo fórum é bastante real e possível.
Resumo: se for para dar encrenca, adeus cópia.

A ideia era outra, era preservação, era compartilhamento de cultura e informação, era manter viva uma época de ouro.
Se não for possível, eu lavo as mãos e não sigo adiante.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sex 24 Jan 2020, 15:40

Eu andei dando uma organizada na criação das categorias do fórum aos moldes do fCC.
Peço licença aos criadores de lá para usar a mesma ideia e descrições.
Caso haja sugestões, elas serão muito bem-vindas. Aliás, a ocasião é agora quando estamos arrumando a casa.

Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sex 24 Jan 2020, 15:41

Eu e Pedro Reis estamos às voltas com as mais de 25 mil pastas que foram baixadas, cada uma contendo um tópico do CC, totalizando mais de 54 mil arquivos (páginas).
É muito material e temos que ter cuidado para não se perder em meio a um labirinto enorme.
Pode ser que uma cópia funcional do acervo demore a ficar corretamente apresentável.
Mas estamos trabalhando nisso.

Também ainda não está definido como se dará a responsabilidade legal daquele material.
O local para obter as últimas informações é aqui.

Última edição por Admin em Sex 24 Jan 2020, 15:55, editado 1 vez(es)
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sex 24 Jan 2020, 15:43

Os colegas já cadastrados já podem criar tópicos e começar os debates.
O ambiente é muito parecido com o que tínhamos lá no CC.
Os recursos são quase iguais.

Eu também ainda estou explorando o que temos aqui.
Portanto, sugestões e ajuda vindo de todos os lados são esperadas e contribuem bastante para um bom começo dos trabalhos.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gigaview Sex 24 Jan 2020, 15:44

Admin escreveu:Eu e Pedro Reis estamos às voltas com as mais de 25 mil pastas que foram baixadas, cada uma contendo um tópico do CC.
É muito material e temos que ter cuidado para não se perder em meio a um labirinto enorme.
Pode ser que uma cópia funcional do acervo demore a ficar corretamente apresentável.

Também ainda não está definido como se dará a responsabilidade legal daquele material.

Very Happy cheers Parabéns pelo excelente trabalho!!! Vamo qui vamo!!! Laughing
Gigaview
Gigaview

Mensagem por Gabarito Sex 24 Jan 2020, 16:00

gigaview escreveu:

Very Happy cheers Parabéns pelo excelente trabalho!!! Vamo qui vamo!!! Laughing

Pois é, alguma coisa precisava ser feita.
Smile

Eu também adianto a todos os colegas que a entrada de gente nova passará por um filtro muito fino.
Não seremos tolerantes com vândalos e trolls que pensam em invadir e trazer bagunça.
Pensamos num local para debates adultos.
Apesar de haver um ambiente para diversão, não será um ambiente para zorra e desrespeito.
Aqueles que pensam em brincadeiras de mau gosto e baixaria serão sumariamente eliminados do nosso convívio.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por NadaSei Sex 24 Jan 2020, 17:29

Gabarito escreveu:Eu e Pedro Reis estamos às voltas com as mais de 25 mil pastas que foram baixadas, cada uma contendo um tópico do CC, totalizando mais de 54 mil arquivos (páginas).

Se um dia precisarem eu também baixei o acervo. O tamanho total é de 54.2GB.
Existe trabalho pendente a ser feito nos arquivos pois o wget se recusou a reescrever as URLs dos arquivos, o que significa que eles por hora não são navegáveis... Provavelmente isso se deve ao tamanho do conteúdo, o mesmo aconteceu com o antigo RV e eu sei como solucionar o problema usando um pipe de programas no linux para reescrever todos os arquivos.
NadaSei
NadaSei
Moderador

https://curtamadmax.com.br/

Mensagem por Gabarito Sex 24 Jan 2020, 18:12

NadaSei escreveu:
Existe trabalho pendente a ser feito nos arquivos pois o wget se recusou a reescrever as URLs dos arquivos, o que significa que eles por hora não são navegáveis... Provavelmente isso se deve ao tamanho do conteúdo, o mesmo aconteceu com o antigo RV e eu sei como solucionar o problema usando um pipe de programas no linux para reescrever todos os arquivos.

Uma alegria e uma honra tê-lo por aqui, NadaSei.
Acompanhei parte de sua saga para recuperar os arquivos do ReV na ocasião do tumultuado fechamento daquele fórum.

Eu então, pediria ao prezado e novo membro que, se puder, vá baixando também.
As cópias que temos é de apenas os textos dos debates, excluídas aí todas as imagens.

Eu comecei baixando com o wget e com o WinHTTrack, mas Pedro Reis escreveu um programinha em java bastante funcional que superou em "jogabilidade" aqueles outros dois.
E fizemos tudo com ele.
Porém, detectamos algumas inconsistências e estamos investigando os motivos.
Um deles pode estar numa função deprecated do RenameTo que renomeia as pastas com o nome de cada tópico.
O problema é que a Sun/Oracle não corrige algum possível bug para não causar alvoroço nas incontáveis versões que funcionam com algum possível problema.
Isso gerou algumas pastas com nomes iguais e passamos a desconfiar do número elevado de ocorrências.

Pedro está mergulhado nesse problema.
Cogitamos baixar tudo de novo, mas ainda não temos uma versão 100% confiável para fazer isso.
O nosso problema também é o tempo em contagem regressiva para sexta-feira da semana que vem.

Seja como for, já temos mais de 25 mil tópicos com suas mais de 54 mil páginas já salvos.
Se houver alguma inconsistência ou perda de algo, será mínima.

A sua chegada é em boa hora.
Se precisar, sinta-se à vontade para conversar termos técnicos aqui mesmo ou, se preferir, por PM.

Muito bem-vindo.
Very Happy
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sex 24 Jan 2020, 18:17

Gabarito escreveu:
NadaSei escreveu:

Agora que eu li que você JÁ baixou o acervo.
Nesse caso, beleza.

Se for o caso, nós podemos depois comparar os nossos resultados com os seus.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por NadaSei Sex 24 Jan 2020, 20:39

Gabarito escreveu:
Uma alegria e uma honra tê-lo por aqui, NadaSei.
Acompanhei parte de sua saga para recuperar os arquivos do ReV na ocasião do tumultuado fechamento daquele fórum.
Não foi exatamente fácil. Deu bastante trabalho na época, mas manter tudo hoje é fácil.
O peso real de tudo está justamente em colocar a nova versão no AR junto com o acervo.

Na época o que me estimulou foi a forma como o fim do RV foi decidida por um único cara que chegou a essa decisão por cansar de ser refutado no próprio fórum. Foi como uma criança jogando bola e perdendo, que por ser dona da bola decide levar ela embora só pra acabar com a brincadeira de todo mundo.
O comportamento me irritou e isso me motivou a literalmente clonar o fórum mantendo o mesmo nome e design.

O fim do CC é bem diferente disso. Se não tiver gente que se importe o suficiente para se motivar por conta própria e salva-lo ele morre de vez.
Acho legal vocês estarem fazendo o possível para impedir que isso ocorra.
Gabarito escreveu:
Eu comecei baixando com o wget e com o WinHTTrack, mas Pedro Reis escreveu um programinha em java bastante funcional que superou em "jogabilidade" aqueles outros dois.
Eu cheguei a tentar os dois na época e acabei ficando com o wget. Ambos tem problemas para fazer o trabalho.
Mas o resultado final com o wget ficou bom. As imagens de fundo se perderam, mas os avatares e estilos foram salvos e eu ainda consegui modificar os arquivos para trocar o banner do site por uma versão que informa que se trata do fórum antigo.

Mas o bom é que da pra navegar pelos tópicos e ver os avatares dos usuários: https://religiaoeveneno.com.br/antigo/
Gabarito escreveu:
E fizemos tudo com ele.
Porém, detectamos algumas inconsistências e estamos investigando os motivos.
Um deles pode estar numa função deprecated do RenameTo que renomeia as pastas com o nome de cada tópico.
O problema é que a Sun/Oracle não corrige algum possível bug para não causar alvoroço nas incontáveis versões que funcionam com algum possível problema.
Isso gerou algumas pastas com nomes iguais e passamos a desconfiar do número elevado de ocorrências.

Pedro está mergulhado nesse problema.
Cogitamos baixar tudo de novo, mas ainda não temos uma versão 100% confiável para fazer isso.
O nosso problema também é o tempo em contagem regressiva para sexta-feira da semana que vem.

Seja como for, já temos mais de 25 mil tópicos com suas mais de 54 mil páginas já salvos.
Se houver alguma inconsistência ou perda de algo, será mínima.

A sua chegada é em boa hora.
Se precisar, sinta-se à vontade para conversar termos técnicos aqui mesmo ou, se preferir, por PM.

Muito bem-vindo.
Very Happy

Então, aqui com o wget deu um total de 617 mil arquivos e 54.2GB
Meu PC travou 2 vezes durante o processo e foi preciso continuar. Como por hora ele não está navegável eu não sei se o resultado ficou tão bom quanto com o antigo RV. Eu ainda preciso tirar um tempo para mudar os links e permitir a navegação, mas pelo tamanho do repositório acho que consegui mesmo salvar tudo.

Enfim, eu nunca fui um usuário muito ativo no CC e sempre preferi o RV por razões que agora não vem ao caso, mas mantenho ao menos uma conta ativa nele desde a fundação em 2005. Não gosto da ideia de ver tudo se perder assim.
Então o que eu puder fazer para ajudar, podem contar comigo.
NadaSei
NadaSei
Moderador

Mensagem por NadaSei Sex 24 Jan 2020, 20:52

Gabarito escreveu:
Gabarito escreveu:
NadaSei escreveu:

Agora que eu li que você JÁ baixou o acervo.
Nesse caso, beleza.

Se for o caso, nós podemos depois comparar os nossos resultados com os seus.

Sim, eu já baixei tudo. (acho)

Eu não comentei nada lá no tópico do CC oficial porque eu esqueci a senha da minha conta e não consegui nem recuperar a senha, nem cadastrar uma conta nova. Então eu estou fora do CC no finalzinho dele.
Mas já corri para me cadastrar aqui e fazer parte da nova etapa do fórum.
O jogo continua com uma bola nova. Basketball
NadaSei
NadaSei
Moderador

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 08:15

NadaSei escreveu:
Eu não comentei nada lá no tópico do CC oficial porque eu esqueci a senha da minha conta e não consegui nem recuperar a senha, nem cadastrar uma conta nova. Então eu estou fora do CC no finalzinho dele.
Mas já corri para me cadastrar aqui e fazer parte da nova etapa do fórum.

Eu comecei esse fórum aqui para permitir a comunicação entre aqueles que pretendem dar continuidade aos debates que estão prestes a ter um fim na semana que vem.
Chamei-o até de "fórum provisório", como um negócio feito às pressas somente para fazer a ponte para algo mais duradouro e permanente.
Mas está parecendo que o lugar pode até ter a estrutura necessária para fazer o que se fazia lá e, de provisório, dá para se tornar permanente.

O acervo é que não dá para trazer pra cá.
Não tem FTP nem formas de abrigar todo o material que salvamos.
Mas dá para proporcionar ambiente para os debates e o acervo ficaria em outro servidor, para mera consulta, pois não pretendemos permitir interação naqueles debates já havidos e encerrados na ocasião do fechamento do fCC.

NadaSei escreveu:
O jogo continua com uma bola nova. Basketball

Bolinha boa essa!
Smile
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:28

Cadê todo mundo?

Vai ser difícil desacostumar do CC. Tinha uma interface muito limpa, muito prática.

"Tinha"... Já tô velando antes da hora.

Diga-se de passagem, é preciso reconhecer, o SnowRaptor sempre fez um trabalho brilhante lá.

Então o NadaSei utilizou o wget também no domínio clubecetico.org... Isso, lá na frente, pode ser útil hein.

Nós estamos fazendo o backup das páginas de todos os tópicos, e também de alguns arquivos como o dos avatares de usuários.

Não me preocupei em pegar as folhas de estilo e os javascripts, isso é com o Gabarito. A parte difícil de remontar o fórum vai ficar a cargo dele.

Mas eu gostaria de aproveitar a expertise do NadaSei para perguntar: que tipos de arquivos devemos buscar pra remontar o layout do fórum?

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:31

Conseguimos resolver a questão de pastas com mesmo nome.
Realmente, o problema parecia se dar por algum possível bug do Método RenameTo do java.
Pedro já contornou a limitação e já estamos baixando tudo de novo...
Fazer o quê?
¯\_(ツ)_/¯
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:35

Pedro Reis escreveu:Cadê todo mundo?

Andei chamando os mais ativos ultimamente.
Alguns apareceram, outros responderam a PM e outros ainda não deram as caras.

Teremos uma seleção natural.
Virá quem realmente quer retomar o ciclo de debates.

Mas eu entendo que vivemos novos tempos.
Sendo sincero, eu não creio que haja muita expectativa quanto a um bom movimento por aqui como um dia já houve no fCC.
Temos que enxergar tudo isso como a transformação da sociedade, dos tempos, dos costumes influenciados pela tecnologia galopante, da transformação na maneira de pensar e agir de cada ser humano.
Somos privilegiados por vivenciar isso.
Os ânimos se acirraram em todas as esferas.
Antigamente, havia guerras físicas.
Hoje ela são virtuais.
Acho que é a falta de problemas reais como as guerras, a fome, as doenças e todas as mazelas do passado que está fazendo a humanidade criar novos problemas.
Antes, se lutava contra inimigos em forma de doença e fome. E também por terras e poder.
Hoje, com muita coisa já resolvida e todo mundo de barriga cheia, apareceu a geração milênio que se juntou aos ociosos e fazem novas guerras de mídia, de computador, de celular, de barracos nas redes sociais.
Os fóruns de debate estão virando os rádios de antigamente, um nicho para saudosistas.
Nunca vão morrer, mas já perderam o glamour que um dia já tiveram.

Pedro Reis escreveu:
Não me preocupei em pegar as folhas de estilo e os javascripts, isso é com o Gabarito. A parte difícil de remontar o fórum vai ficar a cargo dele.

Não sei se precisaremos de javascript.
Não haverá interação. Uma apresentação estática está de bom tamanho.

Última edição por Gabarito em Sáb 25 Jan 2020, 16:36, editado 1 vez(es)
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:36

Eu ia lembrar que a gente precisa pegar aquela página de índice também.

É a página de índice 0 para o programinha, mas ele não baixa.

Essa a gente pode copiar manualmente.

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:37

Gabarito escreveu:

Sendo sincero, eu não creio que haja muita expectativa quanto a um bom movimento por aqui como um dia já houve no fCC.
Temos que enxergar tudo isso como a transformação da sociedade, dos tempos, dos costumes influenciados pela tecnologia galopante, da transformação na maneira de pensar e agir de cada ser humano.
Hoje ela são virtuais.
Acho que é a falta de problemas reais como as guerras, a fome, as doenças e todas as mazelas do passado que está fazendo a humanidade criar novos problemas.
Antes, se lutava contra inimigos em forma de doença e fome. E também por terras e poder.
Hoje, com muita coisa já resolvida e todo mundo de barriga cheia, apareceu a geração milênio que se juntou aos ociosos e fazem novas guerras de mídia, de computador, de celular, de barracos nas redes sociais.
Os fóruns de debate estão virando os rádios de antigamente, um nicho para saudosistas.

Pedro Reis escreveu:

Mas os possíveis interessados precisam saber deste quadro de avisos. Deste fórum.

Senão eles perdem o contato.

A gente precisa divulgar mais.

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:38

Pedro Reis escreveu:Eu ia lembrar que a gente precisa pegar aquela página de índice também.

É a página de índice 0 para o programinha, mas ele não baixa.

Essa a gente pode copiar manualmente.

Nem esquenta.
Isso aí é moleza e já está na mão.
Very Happy
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:39

Gabarito escreveu:

Hoje ela são virtuais.

Pedro Reis escreveu:

Sim, tá de ótimo tamanho. Vai ser fantástico.

Mas como não manjo muito disso, tô perguntando se vai precisar para essa apresentação estática.

E os CSS?

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:41

Pedro Reis escreveu:

Mas os possíveis interessados precisam saber deste quadro de avisos. Deste fórum.

Senão eles perdem o contato.

A gente precisa divulgar mais.

Enviei PM para 46 membros do fCC há uns 2 ou 3 dias.
Temos hoje cadastrados aqui apenas 15 contando comigo e você.

Quem mais podemos chamar?
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:43

Pedro Reis escreveu:
Sim, tá de ótimo tamanho. Vai ser fantástico.

Mas como não manjo muito disso, tô perguntando se vai precisar para essa apresentação estática.

E os CSS?

Estou ainda às voltas com esse novo download e com tarefas domésticas e de trabalho.
Mas quando tiver um tempinho sobrando, vou fazer testes com o computador offline de forma a não depender de nada no servidor do CC e ver o que realmente vai faltar.
Pelo que já andei vendo, não vai faltar nada.
Qualquer coisa, eu te falo pra gente ir atrás.

Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:44

O mais importante desse trabalho, é que você está salvando a vida do Alquimista.

Eu temia que, com o vazio existencial deixado pelo fim do CC, ele mergulhasse de cabeça no abismo da bebida, das drogas... Já ia até deixar o telefone do CVV no fórum dele. Por precaução.

Agora a criatura vai continuar tendo uma razão para viver.

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:45

Escrevo 3 mensagens e o fórum já me trata como spammer.

Definitivamente não foi uma recepção calorosa.

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:46

Pedro Reis escreveu:O mais importante desse trabalho, é que você está salvando a vida do Alquimista.

Eu temia que, com o vazio existencial deixado pelo fim do CC, ele mergulhasse de cabeça no abismo da bebida, das drogas... Já ia até deixar o telefone do CVV no fórum dele. Por precaução.

Very Happy Very Happy Very Happy
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:47

E a questão dos possíveis processos? Como ficou isso?

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:48

Pedro Reis escreveu:Escrevo 3 mensagens e o fórum já me trata como spammer.

Definitivamente não foi uma recepção calorosa.

Aconteceu comigo também agorinha mesmo.
É o mal de digitar com tanta velocidade, amigão.
Vai mais devagar.

No final das contas, pode ser uma boa medida.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:49

Pedro Reis escreveu:E a questão dos possíveis processos? Como ficou isso?

Não ficou ainda.

Vamos ter que resolver depois desse alvoroço pelo curto tempo que temos e que nos pegou de calça curta.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:50

Já que você está de casa nova, Pedro, bota um avatar aí, cara!
É de graça, vai por mim.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:52

Gabarito escreveu:
Pedro Reis escreveu:O mais importante desse trabalho, é que você está salvando a vida do Alquimista.

Aquele cara precisa ser estudado pela NASA.

Criou 18 fóruns para falar mal do CC. Tem 527 inscritos em cada um, e todas as contas são ele mesmo. Cada conta posta umas 15 mensagens por dia, todos os dias.

Se usasse toda essa energia para algo útil, talvez já tivesse ganho até um Nobel.

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:54

E ainda sobra tempo para frequentar o CC e performar personagens...

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 16:54

Aliás, tenho certeza que a figura já é um dos seus 15 inscritos.

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 16:56

Pedro Reis escreveu:
Gabarito escreveu:

Aquele cara precisa ser estudado pela NASA.

Criou 18 fóruns para falar mal do CC. Tem 527 inscritos em cada um, e todas as contas são ele mesmo. Cada conta posta umas 15 mensagens por dia, todos os dias.

Se usasse toda essa energia para algo útil, talvez já tivesse ganho até um Nobel.

😀 😁 😂 🤣 😃 😄 😅 😆
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 17:01

Sobre a questão de possíveis dores de cabeça jurídicas, acredito que a possibilidade seja mínima. Mas minha opinião leiga tem zero valor.

Se fosse assim, ninguém manteria fórum.

O próprio pessoal lá do Conselho já teria fechado as portas se a chance de dor de cabeça fosse algo a considerar.

O que eu vejo de mais potencialmente problemático, é alguma parte reclamar de violação de direitos autorais ou coisa semelhante. Por haver links no fórum para conteúdo que viola leis de proteção da propriedade intelectual.

Mas, na pior das hipóteses, haveria uma solicitação para exclusão desse link.

Novamente, se fosse assim, o YT, o Facebook, etc, já teriam falido com uma avalanche de processos.

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis Sáb 25 Jan 2020, 17:07

Bom, foi só uma visitinha para conhecer a casa nova.

Depois volto com mais calma...

Ah... na última contagem eram 10.349 tópicos baixados.

Apenas 7 pastas sem nome. E 6 destas foram baixadas ontem, ainda sem essa versão  do programa.

Parece que tá tudo "nos conforme".

Pedro Reis

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 18:15

Pedro Reis escreveu:Bom, foi só uma visitinha para conhecer a casa nova.
Espero que goste.

Pedro Reis escreveu:Ah... na última contagem eram 10.349 tópicos baixados.

Apenas 7 pastas sem nome. E 6 destas foram baixadas ontem, ainda sem essa versão  do programa.

Só agora cheguei aos 1.500.
Mas está tudo indo bem mesmo.

Notei que quando interrompo o processamento num tópico com muitas páginas, ele baixa tudo de novo daquele tópico, pag1, pag2, etc.
Pensei que pegava da última baixada, i.e., pag178.
Mas está bom assim mesmo. Não vá tentar implementar isso que não é importante.
O importante você já fez que foi contornar o bug do RenameTo.
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por NadaSei Sáb 25 Jan 2020, 19:11

Vai ser difícil desacostumar do CC. Tinha uma interface muito limpa, muito prática.

"Tinha"... Já tô velando antes da hora.

Diga-se de passagem, é preciso reconhecer, o SnowRaptor sempre fez um trabalho brilhante lá.

Então o NadaSei utilizou o wget também no domínio clubecetico.org... Isso, lá na frente, pode ser útil hein.

Nós estamos fazendo o backup das páginas de todos os tópicos, e também de alguns arquivos como o dos avatares de usuários.

Mas eu gostaria de aproveitar a expertise do NadaSei para perguntar: que tipos de arquivos devemos buscar pra remontar o layout do fórum?

Você precisa de todo o conteúdo das pastas "style" e "forum/Themes"
http://clubecetico.org/style/
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/css/

95% do trabalho é feito pelo arquivo index_green.css
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/css/index_green.css

Hoje eu analisei melhor os arquivos e vai dar bem mais trabalho tornar isso navegável do que deu com o RV, mas a boa noticia é que o conteúdo de fato parece estar completo e será possível remontar o layout sem grandes problemas.
O maior problema é que o wget gerou milhares de arquivos na mesma pasta fórum com nomes do tipo "index.php?topic0000.message0000"
Até pra dar um ls pela linha de comando para ver os arquivos é demorado...

Eu vou precisar renomear tudo para .html e mover os arquivos agrupando por pastas com o numero do tipico seguindo o que está indicado no nome do arquivo, depois eu vou ter que editar todos os arquivos para corrigir os links de modo que eles apontem para os arquivos nas pastas novas e com nomes novos.

Isso vai dar um trabalho danado.
NadaSei
NadaSei
Moderador

Mensagem por Gabarito Sáb 25 Jan 2020, 19:30

NadaSei escreveu:
Você precisa de todo o conteúdo das pastas "style" e "forum/Themes"

95% do trabalho é feito pelo arquivo index_green.css
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/css/index_green.css

As páginas HTML que estamos salvando apontam para arquivos nessas pastas:
http://clubecetico.org/forum/Smileys/default/
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/images/post/
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/images/ranks/
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/images/topic/
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/images/
http://clubecetico.org/forum/Themes/Curve_CC_css3/scripts/
http://clubecetico.org/forum/Themes/default/scripts/
http://clubecetico.org/forum/Themes/default/css/

A minha ideia é fazer um ReplaceInFiles para apontar todas as chamadas de todas as páginas a essas URLs para uma pasta local que eu já andei montando com os arquivos online delas.
Eu já escrevi algumas Expressões Regulares que fazem isso.

NadaSei escreveu:
Hoje eu analisei melhor os arquivos e vai dar bem mais trabalho tornar isso navegável do que deu com o RV, mas a boa noticia é que o conteúdo de fato parece estar completo e será possível remontar o layout sem grandes problemas.
O maior problema é que o wget gerou milhares de arquivos na mesma pasta fórum com nomes do tipo "index.php?topic0000.message0000"
Até pra dar um ls pela linha de comando para ver os arquivos é demorado...

Eu vou precisar renomear tudo para .html e mover os arquivos agrupando por pastas com o numero do tipico seguindo o que está indicado no nome do arquivo, depois eu vou ter que editar todos os arquivos para corrigir os links de modo que eles apontem para os arquivos nas pastas novas e com nomes novos.

Isso vai dar um trabalho danado.

Minha sugestão: junte-se a nós na cópia que estamos refazendo.
Parece bem mais simples do que usar a que você pegou com o wget.
O que temos aqui são apenas pastas com os nomes dos tópicos.
E dentro dessas pastas temos arquivos HTML que são as páginas deles.

A ideia é fazer esse bulk Replace em todos esses mais de 54 mil arquivos de forma a apontar cada coisa para a(as) pasta(s) local(is) (acho que seria bom pensar em mais de uma).
Depois é que eu vou dar uma olhada em como cada página aponta para outra do mesmo tópico.
E fazer outro bulk Replace semelhante/análogo.

Vê, como pode ser mais simples?

Por isso, NadaSei, se você quiser, eu posso enviar algumas pastas de exemplo para você dar uma olhada.
O teste de que vai funcionar em outro servidor é desconectar o computador da internet de forma que o navegador não leia os recursos que ainda estão online no domínio do fCC.
Se abrir tudo, ótimo!
Se faltar alguma coisa, investigar a chamada que está errada e corrigir.

A sua chegada vai me desafogar imensamente.
Estou num tiroteio pesado. Tudo ao mesmo tempo agora está me exigindo atenção nesse começo de ano.
pale

Espero sobreviver.
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Icon_cheesygrin
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por NadaSei Sáb 25 Jan 2020, 19:35

Gabarito escreveu:
Pedro Reis escreveu:Bom, foi só uma visitinha para conhecer a casa nova.
Espero que goste.

Pedro Reis escreveu:Ah... na última contagem eram 10.349 tópicos baixados.

Só agora cheguei aos 1.500.
Mas está tudo indo bem mesmo.

Notei que quando interrompo o processamento num tópico com muitas páginas, ele baixa tudo de novo daquele tópico, pag1, pag2, etc.
Pensei que pegava da última baixada, i.e., pag178.
Mas está bom assim mesmo. Não vá tentar implementar isso que não é importante.
O importante você já fez que foi contornar o bug do RenameTo.

Tentem fazer um bom trabalho ai, pois eu andei navegando por uns tópicos que o wget tornou navegáveis mas não fez um bom trabalho.
Eu realmente não sei o quão confiável está o trabalho feito pelo wget na outra pasta que parece ter tudo. O pior é que eu não terei tempo de resolver isso por hora pra ver se eu tenho todo o conteúdo aqui.
NadaSei
NadaSei
Moderador

Mensagem por Arcanjo Lúcifer Dom 26 Jan 2020, 08:01

Cheguei, estou tentando me acostumar ao novo sistema.
Bom, desde já vou tentar mudar meu modo de postar mensagens e meu palavreado para não poluir o novo ambiente.

Se vamos recomeçar do zero é para recomeçar do zero mesmo.

**Como faço para editar meu perfil e colocar a imagem no avatar?
Arcanjo Lúcifer
Arcanjo Lúcifer

Mensagem por Gigaview Dom 26 Jan 2020, 11:44

Sugiro criar uma Área de Testes para experimentar livremente as funcionalidades do fórum.
Gigaview
Gigaview

Mensagem por Cinzu Dom 26 Jan 2020, 12:12

Pelo que vi, já estão aparecendo postagens neste fórum, porém pensei que iria se tratar a princípio somente de um ambiente provisório.

Está sendo mantido somente pelo Gabarito? Ele terá condições de manter o fórum por um longo tempo?

Se surgirem problemas financeiros, acredito que comunidade ainda ativa do Clube Cético estaria disposta a contribuir.

PS: gostei do formato do fórum
Cinzu
Cinzu
Conselheiro

Mensagem por Zero Dom 26 Jan 2020, 12:40

Também havia pensado em ser um ambiente provisório, para nos mantermos conectados e discutir as próximas ações.

Entretanto, como o Gabarito caprichou e deixou os tópicos adequados, nesse meio tempo para não ficarmos sem discutir assuntos relevantes, alguns tópicos poderiam ser feitos, e depois se necessário, transferi-los para um novo espaço caso fosse criado um.

Sobre a questão de manter o fórum, fez um comentário bem relevante. Não acho coerente deixarmos tudo para o Gabarito, poderia ser feito um novo conselho, como havia no FCC, bem como você disse, também penso que os membros mais ativos/que se dispuserem poderiam contribuir na questão financeira quando/se necessário.

Considero adequado esperar para ver se o FCC irá mesmo fechar, como a princípio está decidido, e depois discutimos se faremos um novo fórum, em qual plataforma, como será e quem o fará, ou se mantemos aqui/mudamos algumas coisas.
Zero
Zero
Conselheiro

Mensagem por Gabarito Dom 26 Jan 2020, 13:06

Gigaview escreveu:Sugiro criar uma Área de Testes para experimentar livremente as funcionalidades do fórum.

Feito.

Cinzu escreveu:Pelo que vi, já estão aparecendo postagens neste fórum, porém pensei que iria se tratar a princípio somente de um ambiente provisório.

Está sendo mantido somente pelo Gabarito? Ele terá condições de manter o fórum por um longo tempo?

Se surgirem problemas financeiros, acredito que comunidade ainda ativa do Clube Cético estaria disposta a contribuir.

PS: gostei do formato do fórum

Pois é, era provisório, mas a "gambiarra" está tão boa que não vejo porque não virar logo definitiva.

Eu tenho organizado as coisas por aqui.
A princípio, estou conseguindo dar conta.
Se não houve uma avalanche de entrada de novos membros, eu acho que dou conta.

Não haverá, a princípio, problemas financeiros. O servidor é gratuito e, até onde sei, não haverá cobrança pela hospedagem.

Zero escreveu:Também havia pensado em ser um ambiente provisório, para nos mantermos conectados e discutir as próximas ações.

Entretanto, como o Gabarito caprichou e deixou os tópicos adequados, nesse meio tempo para não ficarmos sem discutir assuntos relevantes, alguns tópicos poderiam ser feitos, e depois se necessário, transferi-los para um novo espaço caso fosse criado um.

Sobre a questão de manter o fórum, fez um comentário bem relevante. Não acho coerente deixarmos tudo para o Gabarito, poderia ser feito um novo conselho, como havia no FCC, bem como você disse, também penso que os membros mais ativos/que se dispuserem poderiam contribuir na questão financeira quando/se necessário.

Considero adequado esperar para ver se o FCC irá mesmo fechar, como a princípio está decidido, e depois discutimos se faremos um novo fórum, em qual plataforma, como será e quem o fará, ou se mantemos aqui/mudamos algumas coisas.

Podemos considerar a possibilidade de se criar um Conselho e incluir mais Moderadores.
Como já disse, a parte financeira parece estar resolvida.
Também acho que devemos esperar mais algumas semanas para ver como se dará o definitivo desfecho da história do fCC.

Gostei das colocações.
Todos participando e dando ideias, a coisa anda melhor e nós procuramos atender a todas as demandas.
Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Icon13
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Dom 26 Jan 2020, 13:11

Alguns ícones que nos acostumamos a usar não estão disponíveis aqui.
Estou enviando-os para uma área minha e fazendo referência a eles.
Mas vou ver se dou um jeito mais simples para todos usarem o que tínhamos antes.

Esse é um exemplo do que falei: Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético Icon13
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Gabarito Dom 26 Jan 2020, 14:05

Aos que chegaram agora, temos uma galeria para escolha de avatar.
Fica no perfil de cada usuário. Basta rolar a página para baixo e procurar o botão "Exibir Galeria".
Quem ainda não pegou um, aproveite. Lá tem várias categorias a escolher.
Smile
Gabarito
Gabarito
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo