Clube Ceticismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de Clube Ceticismo em seu site de social bookmarking

Últimos assuntos
» Área de testes
mediunidade e doenças mentais EmptyQui 28 Set 2023, 16:00 por Danilo Sampaio

» Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC
mediunidade e doenças mentais EmptyDom 29 Jan 2023, 14:56 por Gabarito

» Governo Bolsonaro
mediunidade e doenças mentais EmptySáb 18 Jul 2020, 14:15 por Niemand

» Problemas de login no novíssimo fórum de NadaSei
mediunidade e doenças mentais EmptyQui 16 Jul 2020, 13:58 por Gabarito

» XADREZ --Novidades e acontecimentos da nobre arte -- XADREZ
mediunidade e doenças mentais EmptySeg 27 Abr 2020, 14:41 por HFC

» O Panteísmo é uma forma de ateísmo?
mediunidade e doenças mentais EmptySeg 27 Abr 2020, 14:32 por HFC

» Exclusão do tópico "Comprar passaportes..."
mediunidade e doenças mentais EmptySeg 16 Mar 2020, 21:40 por Gabarito

» Recomendação de Leituras
mediunidade e doenças mentais EmptyDom 08 Mar 2020, 21:07 por Gigaview

» Imagens da Política e da Sociedade
mediunidade e doenças mentais EmptyDom 08 Mar 2020, 20:55 por Gigaview

Votação

Qual logomarca você prefere para o nosso fórum?

mediunidade e doenças mentais Vote_lcap41%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 41% [ 9 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap0%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 0% [ 0 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap5%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 5% [ 1 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap0%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 0% [ 0 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap0%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 0% [ 0 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap5%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 5% [ 1 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap0%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 0% [ 0 ]
mediunidade e doenças mentais Vote_lcap50%mediunidade e doenças mentais Vote_rcap 50% [ 11 ]

Total de votos : 22


mediunidade e doenças mentais

3 participantes

Ir para baixo

mediunidade e doenças mentais Empty mediunidade e doenças mentais

Mensagem por Eliphas Qua 12 Fev 2020, 23:23

retomando um dos melhores tópicos do CC

esquisoterismos, "desenvolvimentos mediúnicos", transes místicos, podem ser porta para o desenvolvimento de doenças mentais?

Médiuns são esquizofrênicos controlados? Esquizofrênicos são médiuns descontrolados?
É possível alguém passar a funcionar de maneira anormal por causa desse tipo de coisa?
etc
Eliphas
Eliphas

Mensagens : 54
Data de inscrição : 28/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

mediunidade e doenças mentais Empty Re: mediunidade e doenças mentais

Mensagem por Gigaview Qui 13 Fev 2020, 00:10

Quando tiver tempo ou pedir cópia desse meu tópico lá do Clube Cético ao Pedro Reis/ Gabarito para postar aqui informações que considero interessantes. Foram 10 anos de debates...tem muita coisa lá.

Obrigado pela lembrança.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 268
Data de inscrição : 23/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

mediunidade e doenças mentais Empty Re: mediunidade e doenças mentais

Mensagem por Pedro Reis Qui 13 Fev 2020, 00:24


Citar
Olá, amigos,

Trago hoje um assunto polêmico para discussão, mas que merece toda uma análise à luz da razão. Aos fanáticos, eu sugiro não ler esse texto, que é pesado.

Comecemos assim:

01 - Se eu te disser que converso com o Deus todo-poderoso, como você irá me chamar ? de louco, certo ? vc vai dizer que o sanatório está cheio de doentes mentais que falam com deus todo dia. Bem, saiba que assim como o sanatório, a Bíblia está cheia de homens que conversavam com deus todo-poderoso quase que diariamente e hoje são chamados de santos. A diferença está mais numa questão histórica do que numa resposta à luz da razão.

02 - E se eu te disser que eu falo com os mortos, vejo os mortos, entidades, etc ?

Conheces o termo ALUCINAÇÃO ?
Conheces os termos PSICOSE, DELÍRIO, MANIA ?

Pois bem, trago até vocês o meu testemunho vivo, colhido dentro da minha própria casa, para exemplificar e fornecer material à discussão. Possuo uma única irmã, que hoje mora em Campo Grande - MS, que há alguns anos, na sua juventude, começou a ter "visões". Ela via pessoas que se diziam já falecidas, conversavam com ela. Como eu tenho um passado de muita leitura na psiquiatria, e tendo para o lado científico das coisas, percebi logo que minha irmã talvez atravessasse um problema de psicose, ou mesmo de início de esquizofrenia. Na época, dávamos pouca importância a esses aspectos, pois se achava também que isso se devia a certos desequilíbrios temporários que muitos jovens passam, e que depois se arrumam com o tempo, até porque em todos os aspectos, minha irmã era totalmente normal, inteligente, e estudiosa.

Mas algumas pessoas ( muito mais desinformadas ), botaram na cabeça dela que isso era sintoma clássico do espiritismo, e que ela precisava "DESENVOLVER"... bem... desenvolver O QUÊ, doenças mentais ?? partiu minha irmã numa carreira por dentro do espiritismo, acreditando em inúmeras doutrinas, e se atolando até o pescoço de crendices.

Passados os anos, estamos aqui envoltos em graves problemas. Minha irmã está com graves crises psicóticas, desorientação, confusão, delírios, mania, já esteve internada em diversos hospitais de Campo Grande, uns deram diagnóstico de Esquizofrenia, outros de Mania, outros de Psicose reativa ao stress. O certo é que minha irmã em estado lastimável, vive a tentar expulsar espíritos de roupas, amarando-se com correntes, e dando banho de refrigerante nos animais domésticos, além de coisas tão absurdas quanto fazer pessoas de refém por achar que elas são espíritos maus. E nessa loucura ela não está sozinha. Todo um conjunto de pessoas igualmente crentes nessa psicose coletiva a amparam na sua loucura, tratando de se solidarizar e confirmar o quadro.

Vejo hoje com profundo desprêzo o quanto a fuga da realidade promovida por certas seitas e religiões podem ser danosas ao ser humano, na medida em que se pega pessoas fracas, pessoas que estão atravessando por problemas ( que na verdae, são as únicas pessoas susceptíveis às religiões, pois os abastados e contentes com a vida muito raramente se questionam se deus existe ), são captadas por essas seitas medonhas que prometem o céu e a verdade, mas encontram o inferno e a mentira aqui na terra.

Quantas vezes você vê aqueles depoimentos em todas as religiões de pessoas que começam dizendo: "Minha vida estava um inferno. Minha vida era horrível, tinha problemas disso e daquilo, até que um dia encontrei um obreiro que me fez entrar na igreja fulano-de-tal, e a partir daí, minha vida mudou..."

A vida pode mudar a qualquer tempo. Até um raio muda a vida de uma pessoa para sempre. Até uma dor-de-barriga, não precisa achar que foi "tocado" pela voz de Deus altíssimo. Será que Deus está mesmo assim tão disponível aos homens como alguns alegam CONVERSAR ( sentido duplo ) com ele tão frequentemente ? Ou será que isso tudo não é apenas mais um delírio das pessoas, acreditar que podem falar com os mortos, ver os mortos e conversar até com deus o criador de todas as coisas ?

O caso é que enquanto se discute isso aqui, porque alguns conversam com deus e estão no manicômio, outros conversam com os mortos e estão soltos, outros mais enriquecem ilicitamente contemplando a miséria alheia que é universal, de todos, uma pessoa que se envolveu com essas coisas está nesse momento em Campo Grande, fazendo-se passar por uma pessoa normal junto a outras igualmente insanas, vendo espíritos, rindo sozinha, falando aos mortos e se recusando a qualquer tipo de tratamento psiquiátrico, mesmo sem dormir há vários dias sem ninguém que a ampare.

E é nessas horas em que se faz a inevitável pergunta:
As religiões e as seitas não seriam apenas um grande delírio dos povos para preencher o grande vazio da alma, o desamparo de não conhecer o seu criador, a paranóia de achar-se perseguido num mundo tão cruel e desumano ?

Comecei o artigo questionando: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ? mas não seria correto se questionar se: Não são as religiões e seitas já uma grande Doença Mental coletiva ?

Pense nisso!

Por: Dihelson Mendonça
Fonte: http://cariricult.blogspot.com/2008/03/o-espiritismo-e-mediunidade-so-portas.html


Citar
Livro: Psicologia e psiquiatria na enfermagem
Autores: Peter Dally e Heather Harrington
Editora EDUSP (Entre parênteses observações do Daterra)

Hoje em dia muitos psiquiatras se baseiam nos "sintomas de primeira linha" de Schneider para distinguir a esquizofrenia de outras psicoses funcionais.
Schneider enumerou tais sintomas da seguinte forma:

1. Certos tipos de alucinações auditivas, particularmente quando o paciente ouve seus próprios pensamentos serem repetidos em voz alta, bem como vozes discutindo e criticando suas ações. (Crente rezando mentalmente conversando com Deus e discutindo com o Diabo)

2. Experiências de passividade física, tais como influências externas agindo em seu corpo.
(Médiuns & fenômenos paranormais)

3. Fuga de pensamento e outras interferências no ato de pensar.
(Meditação transcendental, projeção astral etc...)

4. Difusão de pensamento, de modo que outras pessoas são capazes de ler e sentir seus pensamentos.
(Acreditar em Cartomantes, Videntes etc..)

5. Percepção de sentimentos delirantes.
Exemplo: " Revelação" ofuscante ao paciente de que ele tem uma missão divina a cumprir.

6. Impulsos e atos experimentados pelo paciente como o trabalho ou influência de outros.
(Enfeitiçados com macumbas, tentados pelo diabo, etc...)

Se um ou mais destes sintomas estiverem presentes, o diagnóstico é "ESQUIZOFRENIA".

Os sonhos são produto da sua própria mente.
O cérebro contém uma complexa rede de neurônios por onde passam impulsos elétricos que produzem o raciocinio e a consciência e é isso que é a vida, a consciência dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato.

*Mistificar com a fisiologia humana não é nada saudável nem correto. O que existe é só o que é real.

Durante o sono a pessoa se torna semi-consciente.
A audição humana não desliga nem durante o sono, tanto é que se tocar o despertador você acorda.

O olfato se torna muito fraco durante o sono mas é comum uma pessoa acordar se estiver enchendo o quarto com fumaça de um incêndio na residência.

Então, durante o sono a gente relaxa o raciocínio comandado por nossa vontade como é quando estamos acordados, ao relaxar esse controle durante o sono o cérebro continua raciocinando algum sonho e os sonhos são *desconexos porque são descontrolados.

A correspondência de coincidencias entre a realidade material e o delírio dos sonhos nunca foi comprovada cientificamente mas inúmeras vezes foi coincidente, por exemplo: Sonhar com acidente de carro e de fato bater o carro durante o dia. Mas, essas coincidências têm muito à ver com a pisicologia da própria pessoa que fica com uma idéia fixa durante o dia todo porque sonhou que o carro bateu e fica pensando muito nisso enquanto dirige e por conseguinte acaba realizando com as próprias mãos esse acidente. É necessário manter a saúde mental evitando a crença em qualquer coisa que a ciência ainda não provou como verdadeiro. Para a ciência tudo é falso enquanto não for provado verdadeiro e até hoje a ciência ainda não provou que sonhos sejam proféticos.

Autor: Daterra
fonte:  http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070624151015AAduup4

Repetindo as perguntas:

1. As religiões e as seitas não seriam apenas um grande delírio dos povos para preencher o grande vazio da alma, o desamparo de não conhecer o seu criador, a paranóia de achar-se perseguido num mundo tão cruel e desumano ?

2. O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ? mas não seria correto se questionar se: Não são as religiões e seitas já uma grande Doença Mental coletiva ?



* Originalmente postado por Gigaview em 25 de agosto de 2008.

Pedro Reis

Mensagens : 51
Data de inscrição : 25/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

mediunidade e doenças mentais Empty Re: mediunidade e doenças mentais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos